BLOG

Data Blog 06 de Maio de 2014 - 14:26:53h

Governo Federal aumentará mistura obrigatória de biodiesel para 7%

De acordo com informações apuradas pela BiodieselBR (empresa do grupo que controla o novaCana), o governo federal deve divulgar nos próximos dias que aumentará a mistura de biodiesel no diesel.

As informações indicam que a mistura, atualmente em 5%, passará para 6% em julho e para 7% em novembro.

O site especializado no mercado de biodiesel diz que a Medida Provisória (MP) que implementará o B6 e o B7 no Brasil está pronta. O texto da MP está em fase de coleta de assinatura dos ministros para publicação.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já teria, inclusive, assinado a medida. Seu ministério havia sido a grande barreira para o novo Marco Regulatório ser apresentado no ano passado.

Sabe-se muito pouco sobre o conteúdo da MP. Além de determinar a obrigatoriedade do B6 para julho e do B7 para novembro próximo, há indicativos de que os percentuais serão flexíveis. Assim, mesmo depois de instaurado o B7, o governo teria a possibilidade de trazer a mistura de volta para os 5%, embora não estejam claras quais serão as condições para que esses ajustes ocorram.

Também é tido como certo que a Medida Provisória não irá além do B7. Assim os planos das usinas de ter um novo Marco Regulatório com o B20 em mira continua um sonho distante.

Questões como o selo Combustível Social ou incentivo a matérias-primas alterativas devem ficar de fora. Essa MP é diferente do texto proposto pela Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel (Ceib) e que se encontra parado há vários meses em Brasília.

Quanto a data em que será publicada, parece certo que será nesta semana, mas sem um dia definido. Esta quinta-feira (08) aparece como a data mais provável.

Em 2013 o total de biodiesel consumido no Brasil chegou a 2,9 bilhões de litros. A mudança para o B7 (mistura de 7%) faria a demanda obrigatória por biodiesel crescer 40%.

Este crescimento da demanda irá se traduzir em alívio nos preços dos leilões de biodiesel da ANP.

Fonte: novaCana.com
com informações da BiodieselBR

TENHA SEU POSTO
FAÇA SEU PEDIDO ONLINE
CONHEÇA NOSSA REDE DE POSTOS
TRABALHE CONOSCO