BLOG

Data Blog 09 de Setembro de 2013 - 08:47:41h

Petrobras dispara com rumor de volta da conta petróleo

As ações da Petrobras dispararam ontem com os rumores de que o governo estuda ressuscitar a extinta conta petróleo, mecanismo que vigorou até 2001 com o objetivo de bancar o Pró-Álcool e de suavizar o impacto da alta da gasolina ao consumidor.

Também foram renovados os boatos de que o governo teria decidido elevar o preço da gasolina, como ocorrera (e fora desmentido) na semana passada. A equipe econômica negou que a volta da conta petróleo esteja em pauta, mas desta vez não comentou sobre um eventual aumento dos combustíveis.

O resultado dos vários rumores foi uma alta de 4,09% das ações PN (preferenciais, sem voto) da estatal, que durante o dia, subiram 5%.

Pela conta petróleo, o Tesouro assume a defasagem do preço dos combustíveis.

A alta das ações da Petrobras levou o Ibovespa a subir 1,23%, terminando o dia marcando 52.351 pontos.

Para Adriano Pires, diretor do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), não há clima para a volta da conta petróleo devido à fragilidade das contas públicas. O governo teria de mudar a lei do setor.

Pires afirma que os acionistas poderiam até ganhar, uma vez que as ações deixariam de ser penalizadas, mas a estatal seguiria com problema de caixa. "Seria um retrocesso. É adicionar mais risco regulatório, dizer que o país vai e volta com as suas leis."

Analistas afirmaram ainda que a recente queda do dólar reduziria as perdas da empresa estatal porque ela importa derivados de petróleo por um preço mais alto do que cobra pelos produtos no Brasil.

 

Fonte: FOLHA DE S.PAULO


TENHA SEU POSTO
FAÇA SEU PEDIDO ONLINE
CONHEÇA NOSSA REDE DE POSTOS
TRABALHE CONOSCO